Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
SIQUEIRA, Crediana Chris de
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Orientador(a): |
FILHO, Newton de Figueiredo
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Itajubá
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências
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Departamento: |
PPG - Programas de Pós Graduação - Itajubá
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3716
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Resumo: |
A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para as aulas de Física, Biologia e principalmente Química, no entanto, nem sempre a origem dos elementos químicos é abordada nas aulas. Neste contexto, trabalhar com o tema Astronomia de forma interdisciplinar pode proporcionar aos alunos uma compreensão mais abrangente e significativa a respeito da Tabela Periódica. Aliar a este contexto a utilização de tecnologias digitais e aulas com metodologias ativas tem sido uma boa forma de incentivar os alunos a buscarem conhecimento. Sendo assim a utilização de jogos digitais educativos tem ganhado espaço nas aulas. Este trabalho apresenta e analisa a aplicação de um jogo digital denominado “A tabela periódica segundo a cosmoquímica” (TPSC), que foi desenvolvido para ensinar a origem dos elementos químicos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do jogo TPSC com base na opinião dos jogadores e, para tanto, o jogo foi aplicado a turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior com a intenção de obter uma ampla diversidade de opiniões. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários com perguntas dissertativas e de múltipla escolha. Os questionários foram disponibilizados pelo Google Forms e de forma impressa. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos forneceram subsídios para indicar o jogo como recurso didático capaz de proporcionar aos alunos motivação, aprendizagem e uma boa experiência ao jogar. Este trabalho apresenta os pontos fortes e fracos do jogo além de propor futuras melhorias. |