Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Martins, Ana Luiza Rios |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=73260
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Resumo: |
O gênero modinha cresceu numa época em que se buscava, urgentemente, uma ideia de <br/>identidade nacional que, com a abolição da escravidão e com a proclamação da República, <br/>ganhou um novo enfoque perante a intelectualidade brasileira, traduzindo-se em ideias como <br/>as de Sílvio Romero que defendia o branqueamento racial e cultural do Brasil através da <br/>miscigenação. Dessa forma, a modinha foi uma forma aparentemente despretensiosa de forjar <br/>a união passível entre brancos e negros. Assim, buscamos discutir essa aparente despretensão <br/>mostrando diversos conflitos que se manifestaram nas diferentes apropriações da cultura <br/>popular através de duas formas de se fazer modinha, uma ao piano e outra ao violão de 1888 a <br/>1920. Com relação à temática, eram recorrentes em ambos os casos o uso de assuntos <br/>referentes ao meio, à raça e ao folclore. No entanto, nas modinhas ao piano de Alberto <br/>Nepomuceno, Branca Rangel e do letrista Juvenal Galeno, foram encontradas a exaltação do <br/>mestiço, o elogio às zonas rurais e à ingenuidade do homem do campo, enquanto nas <br/>modinhas ao violão de Ramos Cotôco, Teixeirinha e Carlos Severo, foram realçadas as <br/>imagens do populacho, considerado costumes e práticas menores, enfatizando os problemas <br/>urbanos dos trabalhadores formais e informais, a exaltação do negro e do mestiço, a ojeriza ao <br/>burguês; mas com um tom de jocosidade e pilhéria. <br/><br/> <br/><br/>Palavras Chave: Cultura Popular; Modinha; Disputa. <br/><br/> |