A CULTURA POPULAR SERTANEJA EM JOSÉ DE ALENCAR E JUVENAL GALENO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Alencar, Manoel Carlos Fonseca de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: UFMG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=86708
Resumo: <div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">A tese analisa as representações da cultura popular nas obras dos escritores cearenses José</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">de Alencar e Juvenal Galeno no período de 1850 a 1920, com base nos conceitos de</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">apropriação, dialogia e transculturação narrativa. Estuda-se a relação que os autores</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estabeleceram com os setores populares e como figuraram a cultura popular em suas</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">narrativas literárias. No que diz respeito a José de Alencar percebeu-se que a importância</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">que ele deu à cultura popular se relacionava com a sua preocupação com a constituição</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">da nacionalidade. Nesse sentido, o autor lançou mão das tradições indígenas e do</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">“popular”, sempre em dialogia com escritores europeus, que o fizeram mudar, em certa</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">medida, a sua compreensão quanto aos personagens, os enredos e a língua que deveriam</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">subsidiar a definição da independência cultural e literária do Brasil, nos constituindo</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">como uma nação típica. Quanto a Juvenal Galeno, a tese investiga a dialogia que o autor</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estabeleceu com a literatura culta e com a oralidade dos setores populares do sertão. A</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">partir de sua trajetória literária e de vida, disserta-se sobre a relação que o autor</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">estabeleceu com as camadas pobres do sertão, o que constitui fator essencial para a</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">compreensão do poeta como um mediador cultural, que processou uma transculturação</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">das formas orais, no que diz respeito à língua, às formas poéticas e ao imaginário popular.</span></font></div><div style=""><font face="Arial, Verdana"><span style="font-size: 13.3333px;">Palavras-chave: cultura popular; sertão; literatura; José de Alencar; Juvenal Galeno</span></font></div>