[en] JUVENAL GALENO: ROMANTISM AND POPULAR POETRY IN LENDAS E CANÇÕES POPULARES (1865)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: ANTONIO SERGIO PONTES AGUIAR
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56179&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=56179&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.56179
Resumo: [pt] A presente dissertação retoma os debates intelectuais e a circulação de ideias que marcaram a vida política e cultural do Brasil após a Independência em 1822, e que se deram no esteio da necessidade de construir um projeto formador da identidade nacional com vistas a garantir a consolidação da Nação e a consciência em seus habitantes de serem parte dela. Pautando as experiências brasileiras iniciais de pensar a Nação, quando esta ainda estava por formar-se, o romantismo teve no Brasil sua oportunidade histórica. Nesse sentido, buscamos investigar e debater, partindo do vínculo entre história e literatura, o projeto romântico-pedagógico da produção do poeta popular cearense Juvenal Galeno, sobretudo em sua obra mais significativa Lendas e Canções Populares, de 1865. Galeno percorreu litoral, serra e sertão cearenses, realizando pesquisas etnográficas e coletando dados em busca do volksgeist nacional. Servindo-se das manifestações da cultura popular (tradições, cantigas, linguagem, imagens, versos, lendas, festas, trabalho) e extraindo do seu cotidiano prosaico o que seria matéria de poesia, o bardo cearense produziu uma obra a partir do que chamo de operação literária, que, ao invés de consistir em mera cópia e registro folclórico da cultura popular, parte dela para, com o engenho da literatura, fazer germinar uma poesia popular cujo alcance compreenda a emancipação do povo da tutela dos que o exploram. A relação do poeta folclorista com as instituições e agremiações literárias que pululavam no Ceará na segunda metade do século XIX, tais como o Instituto Histórico, a Academia Cearense de Letras e a Padaria Espiritual, da qual foi padeiro-mor, tem especial destaque em nosso trabalho, uma vez que elucida a prática de seu engajamento em favor das letras e disseminação de novas ideias no Ceará provinciano.