Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2002 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Maria Jose de Castro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=24676
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Resumo: |
O curso de Especializacao em Metodologia do Ensino de Artes abriu novas perspectivas ao fazer artistico de todos os pos-graduados. O uso do trabalho escrito como forma de se averiguar a aprendizagem ajuda a alargar o conhecimento e a firmar compreensoes. No nosso caso, a compreensao do lugar no choro na musica brasileira e a estatura artistica de seus principais compositores. Na realizacao deste Memorial tratamos de expor a historia do choro e de suas raizes, sua evolucao, destacando a adocao do piano na origem e o fascinio que ele exerceu nesse momento, sendo considerado o instrumento oficial. O trabalho objetiva destacar os compositores principais: Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Antonio Callado e Pixinguinha, bem como suas trajetorias na historia da musica popular brasileira , em razao do convencimento da imortalidade dos mesmos atraves de suas obras. A metodologia utilizada para tal constou de consultas bibliograficas e discograficas e de estudo de notas de encartes de fasciculos de colecoes especiais. A pesquisa demonstra que a conquista da imortalidade esta alicercada na qualidade da obra, dada por seu valor estetico e pela fina sintonia com seu tempo, no que age como testemunha de formas de vida e de percepcoes. |