A canção como narrativa : o discurso social na MPB (1965-1975)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Almeida, Mariangela Ribeiro de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual de Campinas
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=104558
Resumo: <span style="background-color: rgb(235, 236, 237);"><font color="#2e3743" face="Roboto, Helvetica Neue, Arial, sans-serif"><span style="font-size: 14px; white-space: pre-line;">Nossa dissertação&nbsp;tem como objeto o discurso social da canção brasileira que foi produzida nas décadas&nbsp;de 1960 e 1970. Por termos o objetivo de apreender, através&nbsp;da canção, as tensões&nbsp;presentes nas relações sociais do período&nbsp;em questão, optamos por trabalhar com as canções apresentadas nos Festivais de Musica Popular Brasileira. Isso porque estes eventos tiveram um sucesso considerável&nbsp;e uma divulgação&nbsp;de longo alcance, na medida em que eram vinculados pelas emissoras de televisão. Buscar-se-a entender, pela analise das letras das canções finalistas dos festivais, quem fala através&nbsp;da musica popular brasileira, de quais formas esta obra de cultura constrói&nbsp;um determinado discurso e ate que ponto este discurso torna-se um possível&nbsp;retrato de um tempo.</span></font></span>