Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2002 |
Autor(a) principal: |
Macedo, Antonio Wandeilson Aguiar |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=25752
|
Resumo: |
A aplicacao de tecnologias na educacao, especialmente a Educacao a distancia (EAD), vem modificando o panorama do sistema educacional, onde seguramente poderemos falar de uma EAD antes e depois.A grande oferta de cursos atraves da EAD pelas diferentes Universidades, com a utilizacao midias integradas e o uso de tecnologias avancadas de comunicacao digital, esta criando condicoes objetivas para colocar em reflexao a necessidade da separacao do ensino presencial do virtual.A Realidade Virtual (RV) e uma forma avancada de interface homem x maquina que tenta explorar os sentidos humanos de modo a obter uma interacao de alta qualidade. Varias justificativas vem sendo apresentadas para o uso da RV na educacao, mostrando que esta tecnologia possui um grande potencial na area educacional.O interesse no uso da Realidade Virtual (RV) para melhorar o processo de ensino-aprendizagem vem aumentando. Um crescente numero de professores ja esta adotando este novo meio e explorando modos de utiliza-los para melhorar o ensino nas escolas. Enquanto isso, no meio academico, a RV na educacao esta se tornando um tema proeminente nas principais conferencias da area da computacao.Apesar de todos os avancos na area computacional, as interfaces convencionais com o usuario ainda tem muito a evoluir. Em varias aplicacoes o elemento humano precisa muito mais do que uma tela bidimensional, um teclado e um mouse. Nestes casos sao aplicadas a computacao grafica e as tecnicas interativas, ou seja, a Realidade Virtual.Esta monografia apresentara conceitos, tecnologias e ferramentas atualmente utilizadas para promover a virtualidade na educacao. |