Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Pereira, Lisiane Cristina da Silva |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18231
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Resumo: |
Esta pesquisa de Mestrado tem como tema a ressignificação da postura docente na relação com crianças e está fundamentada nos diálogos da Educação Musical com os Estudos Sociais da Infância. O objetivo é o de compreender o papel docente no estabelecimento de relações mais horizontalizadas com crianças e o objetivo específico é evidenciar práticas músico-pedagógicas construídas com crianças por esta professora-artista-pesquisadora, com uma turma de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Novo Hamburgo, Rio Grande Sul, entre os anos de 2021 e 2022. A investigação é de caráter qualitativo e assume uma dupla metodologia, bibliográfica e (auto) biográfica, num jogo entre teoria e prática docente refletida, que é tecido no entrelaçamento das leituras realizadas no decorrer do mestrado com o relato de situações vividas com crianças em aulas de música. Compreender a infância e as crianças pela ótica dos Estudos Sociais da Infância provoca repensar concepções e conceitos docentes outrora arraigados que impulsionam ressignificar o papel docente fundado na dupla escuta: das crianças e de suas músicas. Como resultados é possível afirmar que cabe aos professores o estabelecimento de relações menos adultocentradas nas aulas de música e a responsabilidade por conduzir e proporcionar momentos nos quais as crianças possam se colocar, ser ouvidas e ter suas contribuições consideradas e levadas a sério nos processos que buscam a construção de conhecimento em música, com vista ao estabelecimento de uma educação musical mais próxima das crianças, pautada no direito de participação infantil |