Figurino Transavesso: subversões do binarismo de gênero nos processos pedagógicos de criação de figurino cênico no curso de licenciatura em teatro – UFMA e no Centro de Artes Cênicas do Maranhão - CACEM

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Pereira Junior, Jurandir Eduardo
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/15264
Resumo: A tese relata os procedimentos de ensino conduzidos pelo autor figurinista e professor de caracterização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a partir do termo “Figurino TransAvesso”. O conceito proposto pelo autor busca a articulação entre corpo, gênero, vestimenta cotidiana e figurino em exercícios práticos de composição do figurino cênico. Trata-se de uma proposição no campo da criação cênica, inspirada na teoria de Judith Butler sobre “performatividade de gênero” (p.194, 2003). O objetivo da tese é questionar a relação entre figurino e gênero, durante as etapas de composição da vestimenta cênica e, com isso, instaurar diálogos no âmbito do ensino, da produção e do uso do figurino em processos de encenação e de criação de fotoperformances. A hipótese é que, por meio dos exercícios criativos do “figurino TransAvesso”, es alunes ampliem suas percepções sobre as identidades de gênero e desenvolvam produções cênicas que, potencialmente, subvertem a normatividade de gênero. A investigação foi realizada em dois laboratórios de ensino, o primeiro na Graduação em Teatro da Universidade Federal do Maranhão, entre setembro, outubro e novembro de 2017; e, o segundo no Centro de Artes Cênicas do Maranhão (CACEM) entre maio, junho e julho de 2019. As práticas pedagógicas focaram na problematização do binarismo de gênero, a partir de uma abordagem que considerou a história do figurino, a antropologia da roupa e os estudos contemporâneos sobre gênero.