Desvestir-se em cena : investigações sobre figurino, nudez e representações do feminino em realizações cênicas
Ano de defesa: | 2020 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social UFMG |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/1843/36654 |
Resumo: | Em um movimento derivado do interesse pela relação entre corpo e figurino, a pesquisa é composta pela proposta de análise de realizações cênicas que conferem a este trabalho a possibilidade de verificar como a identidade de gênero está prescrita no contexto social brasileiro. Assim, as análises são elaboradas a partir de Melindrosa (2014), de Ana Luisa Santos; Fuck Her (2018), de Ludmilla Ramalho; e, por fim, Rosa Púrpura (2014) e A frio (2017) de Berna Reale. A investigação leva em consideração todo o processo de escolha e preparação do corpo, a fim de perceber a potência, especialmente política, que a nudez em cena é capaz de mobilizar. A proposta metodológica abarca um levantamento bibliográfico com viés histórico sobre nudez, a fim de compreender como atualmente a noção de pudor pode contribuir na decisão de desnudar o corpo em cena. Ao compreender os limites sociais para o que é considerado obsceno, é possível buscar nessa relação as implicações políticas que o ato de desnudar representa para a constituição do feminino. Diante disso, é fundamental o aprofundamento em estudos que tratam das questões de gênero, da performance do corpo e da estética do corpo em sua exibição pública. Ademais, vale pontuar que temáticas abordadas neste estudo referentes às representações da imagem feminina, atravessam, de algum modo, todas as realizações cênicas analisadas e constituem em uma igual medida processos de violência sobre o corpo feminino. Como a própria análise pode constatar, esses elementos, na maioria das vezes, estão correlacionados e são evidenciados por meio da própria estrutura das ações performáticas. Além disso, é interessante perceber como tais expressões de violência podem ser vivenciadas de modos distintos pelos diferentes sujeitos femininos. Isso pode ser percebido pelo fato de que, mesmo abordando questões similares, as artistas o fizeram de modo bastante particular. |