Escola Dorcelina: a contribuição do teatro para a construção de um espaço de referência cultural na Cidade de Deus

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Souza, Rennata Lillya Feitosa de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14997
Resumo: Esta pesquisa teórico-prática, reflete sobre uma experiência pedagógica, no contexto da educação pública, com um viés crítico reflexivo, que se desenvolve em uma perspectiva da ação cultural, pautada e inspirada na prática e na reflexão teórica do e sobre o Teatro Comunitário. A pesquisa é realizada na Escola Pública Municipal Dorcelina Gomes da Costa, que atende a comunidade Cidade de Deus, na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Tem como foco o processo de construção dessa escola como um espaço de referência cultural pela e para a comunidade escolar e seu entorno. O processo, acompanhado pela pesquisadora que na época era também professora na escola em pauta, se constitui em uma prática desafiadora, onde o conhecimento em Artes Cênicas, tornou-se um dos principais fios condutores da construção do Projeto Pedagógico da escola. Nesse sentido, a pergunta que orientou a pesquisa foi: como o campo de conhecimento das Artes Cênicas, particularmente aquele ligado ao teatro comunitário, pode contribuir na consolidação de um projeto pedagógico que tenha como proposta tornar a escola um espaço de referência cultural, democrático, participativo e dialógico para todos os envolvidos. A tese aborda os projetos desenvolvidos na escola que procuraram dialogar com o contexto local, com atenção especial aqueles que a pesquisadora esteve diretamente envolvida e com aqueles que surgiram de demandas das organizações e representantes de grupos comunitários locais. Com base em referências teóricas como Paulo Freire, Augusto Boal, Márcia Pompeo Nogueira, Marina Henriques e Tim Prentik a pesquisadora envolveu-se no processo, atuando e procurando refletir sobre as estratégias encontradas por ela e pela equipe da escola para envolver a comunidade escolar. Nesse sentido, a Arte, como forma de conhecimento e ação, colaborou para ressignificar o olhar sobre o espaço escolar e sobre como as experiências vividas nesse movimento educacional e artístico, impactam a vida dos envolvidos. Ainda que o processo da escola continue se desdobrando e que a tese trate apenas de um recorte temporal do fenômeno estudado, as considerações finais do trabalho apontam para uma relação bastante frutífera na contribuição que as Artes Cênicas, em especial o Teatro Comunitário, podem oferecer às instituições de ensino nos processos de definição e redefinição de vários aspectos de seus projetos pedagógicos.