Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Santana, Lucas Santos de |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17902
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Tap Dance no Brasil. Parte-se da observação de que o sapateado praticado e difundido no Brasil é dotado de elementos que o distanciam significativamente das origens do Tap Dance, uma dança que remonta a diáspora negra nos Estados Unidos. As metodologias empregadas em academias de dança, as publicações entorno desta linguagem e o imaginário acerca dessa modalidade têm se difundido a partir de perspectivas que, de diversas maneiras, apagam a presença do corpo negro no sapateado. Este trabalho tem como objetivo contribuir com a reflexão sobre a presença de corpos negros de modo a protagonizá-los no contexto do sapateado no Brasil. Para isso, recorre-se, além da revisão bibliográfica, a narrativas orais, coletadas no decorrer da pesquisa. O primeiro capítulo apresenta uma revisão bibliográfica, fatos e personagens considerados relevantes na história do Tap Dance. O segundo capítulo apresenta os problemas, questões e objetivos de pesquisa, além da descrição do percurso metodológico adotado. O capítulo 3 é dedicado às novas narrativas, a partir de relatos pessoais, depoimentos e entrevistas. O capítulo 4 apresenta uma discussão que articula conceitos relevantes para o panorama que reflete sobre a presença de corpos negros no Tap Dance (sapateado americano) no Brasil de modo a protagonizá-los. |