Um estudo sobre o ensino criativo em aulas coletivas de violino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Castro, Isabella Andrade de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18022
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como se relacionam o ensino criativo e a aprendizagem musical em aulas coletivas de violino. Busca-se ampliar o escopo teórico-metodológico nos processos de ensino e aprendizagem de instrumento, a partir de estudo fundamentado na aprendizagem musical criativa, focalizando mais especificamente o ensino criativo (CRAFT, 2005; JEFFREY; WOODS, 2009; BEINEKE, 2009; BURNARD; MURPHY, 2013). Os objetivos específicos são: analisar as aproximações da prática pedagógica da professora com as dimensões do ensino criativo; e analisar as ideias das crianças e da professora sobre aulas coletivas de violino e sobre práticas criativas, bem como a prática pedagógica da professora nas aulas observadas. Por meio de uma pesquisa participante (PERUZZO, 2017; LE BOTERF, 1987) nas aulas de violino no Centro de Apoio à Formação Integral do Ser (CEAFIS), localizado em Florianópolis/SC, foram estabelecidas observações participantes da pesquisadora com a professora e as crianças. Foram realizados grupos focais com as crianças e entrevista individual com a professora e, nos dois casos, foram exibidos vídeos com trechos das aulas gravadas, a fim de suscitar reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem. Com base na experiência da pesquisa foram evidenciados pontos pedagógico-musicais a serem considerados no ensino de instrumento: a variedade de modalidades do fazer musical de forma integrada para a promover a compreensão musical e execução do instrumento; o reconhecimento do prazer no processo de ensino e aprendizagem, alcançado nesta pesquisa pelos desafios, práticas coletivas e espaços imaginativos. Questões foram levantadas e se relacionaram com a necessidade de variar as dinâmicas participativas nas aulas de instrumento e a valorização das perspectivas das crianças no processo de ensino e aprendizagem. Considerou-se que o referencial da aprendizagem criativa, com o foco no ensino criativo, possibilitou a mobilização de outras maneiras de conceber o ensino nesse contexto educativo, possivelmente mais inclusivas, críticas, colaborativas, relevantes, sensíveis e criativas para professores e crianças.