Ativismo curatorial da videodança

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Ferreira, Sarah
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/14979
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo os processos de ativismo curatorial da videodança, analisados a partir da minha experiência enquanto curadora e artista. A forma artística híbrida da videodança designa danças que acontecem na(s) tela(s) (tv, celular, computador, instalação) e que resulta de um processo envolvendo diferentes artistas (coreógrafos, dançarinos, editores de vídeo) e seus ofícios, num fluxo dinâmico de comunicação e colaboração. Neste trabalho proponho o estudo da videodança, como um campo expandido de relações entre a dança, o teatro, a performance, o vídeo, o cinema e as tecnologias digitais por meio do ativismo curatorial do canal VIDEODANÇA+ e outras experiências de curadorias colaborativas no contexto latino-americano. Para tanto, a pesquisa se fundamenta em um recorte teórico de caráter interdisciplinar, contemplando autores e estudiosos do campo da videodança (Acosta, Brum, Caldas, Costa, Graça, Rosiny, Rosenberg, Pearlman, Schulze, Wosniak, Tomazzoni), da dança na cultura digital (Santana, Siedler), da curadoria (Beiguelman, Hoffman, Gonring, Hayes, Honorato, Rocha), entre outros, além de elaborar intersecções com referências videográficas que oferecem subsídios teórico-práticos sobre processos de criação e formação nesta forma de arte.