Varvara Stepanova artista-professora-operária: atravessamentos estéticos e políticos no ensino de artes pós-revolução russa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Rebelatto, Tatiane
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18306
Resumo: O presente projeto de tese possui como objeto de pesquisa a artista Varvara Stepanova e sua produção artística desenvolvida entre 1916 e 1926, em meio ao contexto revolucionário russo de 1917. A partir dessas delimitações, identificou-se que a artista havia trabalhado como docente na escola de artes chamada Vkhutemas e foi operária em uma fábrica de impressão sobre tecido. Ambos os trabalhos foram exercidos após a revolução de outubro de 1917, em Moscou. Atuando nestas três posições e compartilhando da ideia de construção do socialismo, ela e outros artistas da época tensionaram as definições clássicas de arte, artista e ensino, que estavam baseadas no academicismo e também nos interesses de classes sociais altas. Desse modo, definiu-se como objetivo geral discutir como a condição da artista-professora-operária Stepanova foi articulada e contribuiu para o desenvolvimento de um ensino de artes baseado na coletividade, experimentação e autonomia, em meio a um contexto russo pós-revolução de 1917. Também foi objetivado compreender os debates dos grupos artísticos em torno da ideia de criação não-objetiva, arte de produção e, igualmente, entender a constituição da escola Vkhutemas. Além disso, teve-se o intuito de mapear outras mulheres artistas que tivessem proximidade com a prática de Varvara, observando proximidades e possíveis atualizações da prática artística. Para isso, foi utilizada a revisão bibliográfica que também se transformou fonte, os principais foram: Miguel (2006), Cólon Lhamas (2004), Jallageas; Lima (2020); Lavrentiev (1988); Lodder (1983) e Amazonas (2000). No trabalho com as imagens teve-se como referência Joly (1996) e Cassagens (1996). O problema de pesquisa teve por base discutir como Varvara Stepanova poderia ser compreendida como uma artista-professora-operária. Partiu-se da hipótese de que foi o momento pós-revolução que possibilitou essa atuação múltipla. Ademais, se pensou que, a partir da noção do movimento construtivista e produtivista, cuja arte burguesa era questionada e defendido uma noção de arte de produção, se considerou ser uma experiência de ser artista atravessada pela função da docência e da produção em série. Ao longo do percurso elaborou-se a tese de que, ao romper com as normas estabelecidas pelo academicismo, dissolvem-se as dicotomias entre fazer e conceber, tornando possível que o fazer artístico ocorra em outros espaços, além dos sancionados como “artísticos”, onde é articulado com outras funções sociais e políticas, sem que isso invalide a dimensão artística do produtor, receptor construídos nestes processar. Além das discussões teóricas e de análise na exploração das hipóteses levantadas, também foi criada a Enciclopédia Vermelha com três volumes. A enciclopédia constitui formas de apropriação das formulações da artista Varvara e de seus contemporâneos e servirá de referência para práticas no ensino de artes. Acredita-se que esta pesquisa contribui tanto para o Ensino das Artes Visuais, quanto para a História da Arte e Processos Artísticos