Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Almeida, Renata Mara Fonseca De |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/16301
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Resumo: |
Esta tese configura-se como uma partilha das relações estabelecidas entre o meu modo de ver e a minha prática enquanto artista docente de dança. Por meio de um percurso metodológico autobiográfico, buscou-se reconhecer os aspectos que caracterizam o meu fazer em dança. O meu corpo tornou-se o objeto desta pesquisa. Corpo, soma, que parte da experiência com o não ver, devido à convivência com uma doença degenerativa da retina, e se move em direção ao invisível. Este trabalho revela um dançar e escrever com início nos sentidos do corpo, passa pelo reconhecimento das experiências com o não ver, segue na lida com o imprevisível da diversidade e alcança a dimensão invisível (espiritual) do ser e do mundo. Através de uma composição entre as minhas narrativas em dança e as de outros, que fizeram parte desta história, emergem alguns princípios fundamentais da minha prática artística. Logo, uma concepção criativa da sensibilidade e da presença faz do dançar uma experiência de não distinção entre presença e vida, pois criar é o próprio ato de existir, é a força de vida que pulsa dentro de nós. Por fim, presença e vida são considerados princípios compostos da mesma matéria: energia invisível que se manifesta no ato consciente de dançar. |