Da autoria como experimento: reflexões poéticas sobre uma teoria da encenação ao(à) ator-autor (atriz-autora)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Paulo Ramon da
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/15641
Resumo: Esta pesquisa abrange a necessidade de transposição à cena, de um texto autoral. Nessa direção, ela integra toda a complexidade política, histórica, relacional e estética que contextualiza esse movimento. Do artista-autor(a) e solo, até o espaço da cena. Na dinâmica destes formatos, a diferenciação propositiva da autoria contempla a dimensão de sua força política. Desde o registro literal do texto cênico até sua partilha pública. Diante às formas de coletividade cênica e contemporânea, as peculiaridades que envolvem o indivíduo criador são também determinadas pelas condições físicas, materiais e relacionais, em torno de um tempo-espaço comuns. Este indivíduo pode ser um autor, uma autora, ou mesmo um(a) ator (atriz), diretor(a) e/ou dramaturgo(a) encenador(a); transitante entre as artes literárias e cênicas. Junto a isso, a perspectiva da criação autoral considera a arte da formação como um aspecto relevante para a integração da atividade criativa, que é também observada enquanto substrato para as atividades de formação e autoformação. Nesta proposta metodológica de análise, as possibilidades técnicas são também consideradas recursos de criação e formação.Principalmente para o teor propositivo do texto literal e cênico, lançado em relação ao mundo sobre o qual se projeta –também ponto de partida e chegada, para o(a) autor(a) formador(a) e artista cênico(a). Em seus movimentos de ativação e recepção de proposições, formas de mundo, vida e sociabilidade.Nesse sentido, o trabalho do(a) artista-autor(a)e pesquisador(a) tem seu resultante em um lugar formativo, propositivo e crítico, para outros(as) artistas autores(as). Frente às formas, conteúdos e disposições que afere. Seja a partir dos disparos relacionais que motiva, ou ao considerar as limitações reais e políticas acerca de seu trabalho.