Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Garcia, Yasmim Prestes Batista |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/17339
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Resumo: |
A presente dissertação elaborada junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/UDESC, teve como objetivo realizar uma análise das Políticas Educacionais que orientam a formação docente em Artes Visuais para EJA, tais como: Base Nacional Comum – BNC/Formação através da Resolução CNE/CP n°2, de 20 de dezembro de 2019, Base Nacional Comum Curricular – BNCC através da Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017, do mesmo modo o Documento Referencial para implementação das diretrizes operacionais da EJA nos Estados, Municípios e Distrito Federal, através da Resolução CNE/CEB n°1, de 28 de Maio de 2021. O fio condutor destas análises foi a Pedagogia Histórico – Crítica (PHC), apoiada no Materialismo Histórico Dialético, e em reflexões marxistas. Como aporte teórico neste trabalho de dissertação referencia-se estudiosos tais como Alvarenga (2020), Duarte (2001a; 2001b), Fonseca da Silva e Bújan (2016), Rummert e Ventura (2007) e Saviani (1996; 2003; 2008). Assim, buscou-se fundamento na abordagem do método dialético, pois objetivou aproximar-se de um objeto concreto da realidade. Para esta pesquisa atingir o objetivo geral, foi proposto os seguintes objetivos específicos: 1) Verificar os direcionamentos dos documentos orientadores para formação docente em Artes Visuais, 2) Realizar um levantamento das pesquisas de arte no campo da EJA, assim como das pesquisas que abordaram a formação docente em Arte no referido campo, 3) Abordar a urgência em um aprofundamento filosófico no processo de formação/atuação docente. Tais pontos contribuíram para identificar sob que ótica a formação docente em Artes Visuais para a EJA está sendo contemplada, como resultados foi possível evidenciar os seguintes pontos: 1) Direciona-se por meio das políticas educacionais uma formação sob o viés mercadológico; 2) Recorrem-se as referências em diretrizes e modelos internacionais de educação para melhoria dos “resultados”; 3) Instigam o aligeiramento da formação docente, com o intuito de formar sujeitos com conhecimentos rasos e flexíveis supervalorizando a produtividade, desconectada das problematicidades sociais, questão de grande potencialidade da arte; 4) Adotam como referência educacionais pedagogias que levam a estagnação do trabalho docente na educação escolar, sendo estas responsáveis por desencadear o desapreço das Artes, especificamente das Artes Visuais apreciando-a como um bem de consumo sob o viés utilitário e impossibilitando os sujeitos a confrontarem e questionarem a natureza que os cerca; 5) Prioriza-se um ensino para adaptação de seus agentes o qual os próprios (discentes/docentes) são responsáveis por sua formação, e de forma indigna direcionam a educação a privatização de grandes empresas, gerenciada sob o domínio das competências, propondo um conhecimento pautado na produtividade, competitividade e habilidades. Portanto de antemão reafirmamos que o conhecimento é fruto do esforço conjunto, de lutas coletivas, e é nessa direção que a Pedagogia Histórico – Crítica trabalha em função do homem/educação/sociedade, nossa luta não permanece somente neste trabalho, advogamos pela necessidade de uma educação aos filhos da classe trabalhadora que contemple aquilo que é essencial para sua transformação de forma consciente. |