Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Carrera, Rocio Francela Reyes |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.udesc.br/handle/UDESC/18117
|
Resumo: |
Como mestiça, questiono minha própria história desde minha infância ao redor da minha ancestralidade para refletir sobre o aparato machista e colonialista que tenta soterrar qualquer possibilidade de me descobrir, como também me perguntar de que maneira vivo minha mestiçagem no Brasil como na Guatemala. Procurar e conhecer a história de meu país foi um momento de inflexão na minha vida, onde percebi que eu sou a prova viva do silenciamento histórico que tem sido inculcado de geração em geração. Vejo a minha produção artística como um instrumento de pesquisa e luta contra o apagamento das revoluções, das lutas sociais, e contra a narrativa da história oficial da Guatemala. Antagonismos na América Latina: Reviravoltas e perturbações marca o início de um processo artístico para provocar inflexão e reflexão sobre a história da Guatemala, numa abordagem decolonial, a partir da minha experiência e análises sobre a falsa independência de meu país e seu impacto na atualidade. Para isso, escolhi três emblemas representativos: a pintura histórica sobre a independência da Guatemala, intitulada "La Mañana - Los Próceres de la Independencia" (1910), A Bandeira Nacional, o Brasão de Armas e o Juramento à Bandeira como ponto de disputa para confrontar a narrativa política desse território. Esta pesquisa tem como referência historiadores, artistas na Abya Yala, feministas comunitárias e minhas vivências como mulher artista mestiça. |