A cerimônia de casamento como rito de passagem

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Pithon, Fabiana Teixeira lattes
Orientador(a): Franco, Anamélia Lins e Silva lattes
Banca de defesa: Costa, Lívia Alessandra Fialho da lattes, Magaldi Filho, Waldemar, Silva, Célia Nunes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Católica do Salvador
Programa de Pós-Graduação: Família na Sociedade Contemporânea
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://ri.ucsal.br/handle/prefix/1490
Resumo: A cerimônia religiosa do casamento é um dos antigos ritos de passagem, remanescente na sociedade contemporânea, apesar do crescente número de uniões livres, em que o vínculo conjugal se forma sem a intervenção da Igreja ou do Estado. Este ritual parece sobreviver na atualidade e envolver psicologicamente os noivos e suas famílias de origem, marcando transição individual, familiar e social. Para a Psicologia Junguiana, os rituais e, especialmente, os ritos de passagem podem proporcionar um renascimento psicológico e consequente ampliação da personalidade. Na perspectiva do ciclo de vida familiar, as mudanças assinaladas pelos ritos de passagem, incluindo o casamento, não afetam apenas o indivíduo o qual se submete ao rito, mas sua família inteira, provocando um aumento do estresse familiar nestes períodos. Este ritual marca outros desafios que não só as famílias, mas os noivos, como casal e separadamente, terão de superar no intuito de constituir uma terceira família, como, por exemplo, formar um sistema conjugal. Este estudo teve como objetivos compreender as vivências subjetivas do casal durante o período de transição que antecede e sucede a cerimônia de casamento; compreender os relacionamentos familiares e conjugais do casal durante este período, bem como os noivos percebem a mudança dos vínculos conjugal e familiares; identificar temas arquetípicos vivenciados pelos noivos e avaliar a existência de comportamentos que possam ser compreendidos como de caráter iniciatório. Para isso, foram realizadas entrevistas narrativas com cada casal em períodos regulares imediatamente antes e após o casamento, seguidas de análise temática. Participaram do estudo cinco casais de classe média e alta que se casaram com a celebração de cerimônia católica e festa. Dividiu-se a análise e discussão dos resultados em duas partes. Na primeira, enfocaram-se as entrevistas dos cinco casais. Esta análise sinalizou a existência de uma divisão em papéis de gênero no que concerne aos preparativos para o ritual de casamento e divisão de tarefas no início da vida de casados, a ênfase na separação das famílias de origem sentida pelas noivas e a percepção dos noivos de que o casamento assinala uma mudança em suas vidas. Na segunda parte, abordou-se a história de cada casal em separado, enfocando mudanças familiares, conjugais e individuais expressivas, tanto nos homens quanto nas mulheres. Os resultados apontam para a permanência da cerimônia de casamento como rito de passagem na contemporaneidade e para a possibilidade de o mesmo constituir-se num arcabouço arquetípico iniciatório.