Um mosaico do Brasil através das fotorreportagens de José Medeiros em O Cruzeiro (1946-1962)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Agnoletto, Taiane Caroline lattes
Orientador(a): Monteiro, Charles lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em História
Departamento: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2289
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo compreender o olhar de José Medeiros, o primeiro fotorepórter brasileiro a atuar na revista semanal O Cruzeiro, da rede dos Diários Associados. Abrange o período de 1946 à 1962, período em que Medeiros esteve vinculado ao periódico e produziu a maior parte de seu acervo fotográfico. Visa compreender de que forma a sociedade brasileira foi retratada por este fotógrafo neste período de intensas transformações sociais, qual a motivação para o registro dos diferentes grupos sociais brasileiros, e também o papel dessas imagens no contexto em que foram veiculadas. Para isso, tem como principais fontes e objetos de estudo as fotorreportagens publicadas na revista O Cruzeiro, no período entre 1946 e 1962. Para analisar estas imagens utilizam-se os descritores icônicos (o que aparece na fotografia) e os descritores formais (como aparece na fotografia), juntamente com o conceito de cultura visual, a partir do qual é feita a divisão dos capítulos da dissertação: visual, visível e visão. Neste momento do pós-guerra de reorganização política, econômica, social e cultural, estas fotografias estiveram presentes como parte da cultura visual da época, e circularam em grande escala pelo Brasil, através do periódico com maior tiragem do período. Também atuaram no processo de proposição de uma nova visualidade nacional, através da representação de temas em voga da época, como a identidade nacional e a reaproximação das raízes culturais brasileiras, visando assegurar espaço para todos no mosaico cultural do país