Os manuscritos de um pobre homem, de Dyonélio Machado, sob a visão da crítica genética

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Fernandes, Claudia Denise Sanches lattes
Orientador(a): Moreira, Alice Therezinha Campos lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Letras
Departamento: Faculdade de Letras
País: BR
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1961
Resumo: A dissertação visa estudar os documentos de processo da obra Um pobre homem, de Dyonélio Machado. Para isso foram selecionados dois contos da obra: Noite no acampamento: uma narrativa de campanha e Velha história. O estudo dos manuscritos e datiloscritos desses contos fundamentam-se na Crítica Genética e na Crítica Textual. Sobre o primeiro conto, foram trabalhadas as rasuras relativas ao protonarrador como construtor do discurso, inclusive as rasuras feitas nas indicações da ordem de produção dos contos. Para tanto, empregou-se, como suporte teórico, o estudo dos manuscritos de Heródias de Gustave Flaubert, realizado por Gilberto Pinheiro Passos e da obra Meus verdes anos de José Lins do Rego, por Maria Lucia de S. Agra. Analisou-se, também, o narrador no conto Noite no acampamento, na primeira edição da obra publicada, tendo como suporte teórico a obra Discurso da narrativa de Gérard Genette para estabelecer a relação entre os documentos de processo e a obra acabada. Do outro conto, Velha história, a título de exemplo, foi feita a transcrição genética de páginas com rasuras mais significativas, tendo como suporte o capítulo Como constituir e ler um dossiê genético da obra Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos, de Almuth Grésillon.