Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Fetter, Bruna Wulff
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Orientador(a): |
Müller, Lúcia Helena Alves
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Departamento: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4653
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Resumo: |
O tema desta dissertação é a Fundação Bienal do Mercosul. Ela resulta de uma pesquisa que teve como objetivo analisar o papel desempenhado por essa organização no sistema local das artes. Criada em 1995, na cidade de Porto Alegre, Brasil, por um grupo de artistas, de empresários e políticos, essa Fundação tinha como objetivo original promover e legitimar a arte regional. Desde então, a Bienal do Mercosul cresceu de forma significava, tornando-se o 2º maior evento de arte contemporânea da América Latina, situando-se atrás apenas da Bienal de São Paulo. Nas seis edições realizadas até o momento, foi possível observar como a criação e a consolidação dessa organização vem produzindo alterações no meio artístico local e na atuação de seus atores; ao mesmo tempo em que se evidencia a existência de tensões entre representantes da academia e do empresariado local (principal financiador do evento e gestor da Fundação). A análise levou-nos a perceber as estratégias de ambas partes em busca da manutenção ou legitimação de suas posições. O estabelecimento de uma lógica empresarial interna à Fundação, bem como a gradual internacionalização do evento e sua independentização em relação à intelectualidade local surgem, então, como resultado do predomínio da estratégia do empresariado na definição dos rumos da Bienal. |