Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Lahm, Alexandra Cristina da Silva
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Orientador(a): |
Moreira, Maria Eunice
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Letras
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Departamento: |
Faculdade de Letras
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/1892
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Resumo: |
Esta dissertação propõe uma leitura das obras O homem amoroso, Concerto campestre e Música perdida, de Luiz Antonio de Assis Brasil, com o objetivo de analisá-las à luz dos pressupostos teóricos propostos por Luiz Piva e Solange Ribeiro de Oliveira, que aproximam o discurso literário e o discurso musical, através do conceito da Melopoética. A proposta não só amplia a fortuna crítica sobre o autor, no que diz respeito à questão da influência musical presente na sua produção literária; determina o léxico comum entre as duas artes, ou seja, literatura e música; mas também comprova a inter-relação entre música e literatura, através da migração de elementos musicais para a literatura, que auxiliam na criação de personagens literários "músicos". |