Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Varassin, Alexandra
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Orientador(a): |
Salles, Cecilia Almeida |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
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Departamento: |
Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19662
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Resumo: |
A pesquisa teve por objetivo investigar os processos transmidiáticos de criação, fenômeno contemporâneo que permite a formação de uma rede colaborativa entre artistas e público, utilizando-se da combinação de meios digitais e tradicionais. Hoje em dia, muito se fala acerca das possibilidades criativas que podem surgir em um processo artístico ao se agregar a participação das pessoas no mundo online. Porém, são menos frequentes os estudos que buscam analisar a fundo como se dá a troca entre artista e público; ou que descrevam quais são os possíveis efeitos dessa interação para o artista e para a materialidade da obra. Para endereçar estas questões, utilizamos como objeto de pesquisa a experiência transmídia Obra em Progresso, que Caetano Veloso propôs em meados de 2009 ao seu público. Por meio de duas plataformas simultâneas shows ao vivo e um blog digital, o músico convidou as pessoas a acompanharem o passo-a-passo da construção de uma obra musical, disponibilizando em primeira mão o que seria seu próximo álbum na época, Zii e Zie. Destacamos como o projeto poético do artista e os aspectos comunicativos da criação foram explicitados na experiência transmídia. Também identificamos o que a interação com uma audiência dinâmica e multifacetada proporcionou ao artista e, consequentemente, à obra. O corpus empírico foi formado pela análise dos posts do blog e seus respectivos comentários, registros em vídeo dos shows, entrevistas com o artista e a banda durante o processo de criação; complementados com a repercussão do projeto na imprensa, blogs e redes sociais. A metodologia utilizada foi a Crítica de Processo, de Cecilia Almeida Salles, segundo a qual pudemos analisar a singularidade desta proposta em consonância com as teorias gerais de criação fundamentadas pela semiótica peirceana. Desta maneira, revelamos o pensamento complexo sobre o qual se formaram as redes semióticas da obra artística |