[en] DANTE AS POET OF THE UNITY: ERICH AUERBACH AND THE GERMAN DANTOLOGY OF THE 1920-1930S

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: PATRICIA DA SILVA REIS
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53838&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53838&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53838
Resumo: [pt] Esta tese consiste em um estudo intertextual que visa a examinar o modo como Erich Auerbach, leitor de Dante Alighieri, absorveu a recepção anterior e contemporânea do poeta florentino na Alemanha. Seu objetivo é refletir sobre o conceito de unidade enquanto chave interpretativa da Divina Comédia, cujas implicações na reflexão auerbachiana exibiriam uma dimensão simultaneamente epistemológica e ética. Ao se observar a longa trajetória dos leitores de Dante em solo germânico, percebe-se que a história das opiniões traçada por Auerbach continha inúmeras omissões, as quais, longe de refletir insciência de sua parte, marcavam um claro posicionamento nas disputas e polêmicas em voga no contexto da dantologia alemã das duas primeiras décadas do século XX. Debatida a fase inicial dessa recepção, a tese concentra seus esforços na fase Oitocentista da crítica dantesca em sua vertente filológico-histórica, quando a pergunta pela unidade da Comédia absorveu a preocupação com o estabelecimento de horizontes disciplinares e metodológicos no âmbito das ciências do espírito, de um modo geral, e na filologia, especificamente. Este seria o norte de uma certa leitura de Dante solidificada por Croce e Vossler no século seguinte. Por fim, os estudos produzidos por Auerbach nas décadas de 1920 e 1930 são investigados de modo a salientar as rivalidades teóricas e políticas que atravessavam o ambiente acadêmico em que ele estava inserido. Dentre as tendências interpretativas que se estabeleceram após a I Guerra Mundial sublinha-se a busca pela relevância atual da Comédia para a sociedade alemã. Por um lado, essa inclinação fundamentou leituras ufanistas e racialistas de Dante, e por outro, embasou a defesa da unidade da cultura europeia que, em alguma medida, seu poema permitiria vislumbrar. Os textos de Auerbach situam-se no segundo grupo, posto que, nos versos dantescos, ele teria encontrado o sentido do seu envolvimento no mundo enquanto filólogo europeu.