[pt] AS PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS NAS MEDITAÇÕES METAFÍSICAS DE RENÉ DESCARTES
Ano de defesa: | 2005 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6393&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=6393&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6393 |
Resumo: | [pt] O objetivo desta dissertação foi o de analisar as três demonstrações da existência de Deus nas Meditações Metafísicas de René Descartes. Ela contém três capítulos. No primeiro, tratamos de forma geral do método de Descartes, tendo a intenção de mostrar que este mesmo método será aplicado às Meditações Metafísicas influenciando em grande medida as provas da existência de Deus. No segundo capítulo, já no interior das Meditações Metafísicas, nos detemos na análise da dúvida metódica e do cogito. Estes dois temas são os antecedentes fundamentais para as provas da existência de Deus, na medida em que, através da dúvida, é vedado o recurso ao conhecimento dos seres materiais e à própria Natureza e, através do cogito, é descoberta a única via possível para se chegar a Deus. No terceiro e último capítulo, apresentamos a primeira, a segunda e a terceira prova da existência de Deus. Em todas essas três provas o nó da questão foi a aplicação do principio de causalidade especificado na forma da causalidade eficiente. Na primeira prova, Deus é inferido como causa eficiente de sua idéia presente no intelecto humano. Na segunda, Deus é provado como causa do próprio intelecto que tem sua idéia. Por fim, na última prova, Deus é concebido como causa formal e eficiente de si mesmo. |