[pt] DO CONTINENTAL AO INDIVIDUAL: TEORIA, LITERATURA E ARTE INTERPRETANDO IDENTIDADES NA ÁFRICA E NO BRASIL
Ano de defesa: | 2005 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7139&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7139&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7139 |
Resumo: | [pt] A dissertação propõe um olhar reflexivo sobre aspectos teóricos e artístico-literários relacionados à interpretação do conceito de identidade em produções de artistas e escritores de países africanos de língua inglesa (Nigéria), de língua portuguesa (Angola) e do Brasil. O estudo de uma obra autobiográfica de Wole Soyinka, de um romance histórico de Pepetela (cognome de Artur Pestana), de parte da correspondência e de dois filmes de Glauber Rocha e, ainda, de uma peça de teatro, além de depoimentos de Abdias do Nascimento (ativista político e editor do jornal Quilombo), compôs o corpus que possibilitou a percepção do processo de construção identitária via arte e literatura. Nas conjunções entre teoria e arte, entre África e Brasil, entre identidades continentais, nacionais, grupais e individuais, a proposta de interpretação do termo identidade (e suas implicações) foi forjada tendo- se em vista a complexa estrutura da realidade colonial, pós-colonial e neocolonial com referência às dimensões culturais que os países citados apresentam. |