[en] WEARABLES IN DANCE: DESIGN AND TECHNOLOGY IN THE TRANSFORMATIONS OF STAGE MARKING IN BALLET

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: JULIA MOTTA BAITELLI
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48104&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=48104&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.48104
Resumo: [pt] A marcação de palco em dança é uma das etapas mais importantes no dia a dia das atividades do bailarino e do coreógrafo. É na marcação, ministrada pelo coreógrafo, e executada pelo bailarino, que os gestos e deslocamentos que compõem a cena são especificados para serem colocados em prática durante os ensaios em salas de aula e no palco. A marcação de palco, em um espetáculo de dança, serve também como guia a outras atividades que ocorrem simultaneamente para a realização do espetáculo, tais como a dança propriamente dita, a atuação, a música, o figurino, a iluminação e a cenografia. Para bailarinos profissionais, seguir a marcação de palco nos ensaios e nas apresentações é uma atividade realizada com facilidade. Entretanto, bailarinos amadores, por sua pouca experiência em fazer uso da marcação de palco, acabam tendo grande dificuldade para memorizar e executar a coreografia concebida pelo coreógrafo para o espetáculo. Esta pesquisa parte da oportunidade de unir o Design e a tecnologia nas interações que ocorrem no palco, em espetáculos de dança, buscando investigar novas possibilidades para a marcação de palco especificamente em ballet. O estudo teve como tema o uso de tecnologias interativas na marcação de palco, e como objetivos observar se e como a introdução de tecnologia digital interativa afeta a interação e comunicação entre coreógrafo e bailarino durante a elaboração e execução da coreografia, bem como identificar tecnologias adequadas a essa atividade. A metodologia adotada na pesquisa, de natureza exploratória, incluiu técnicas de observação assistemática, observação participativa, documentação direta, observação direta extensiva, entrevistas, desenvolvimento de experimentos e observação dos mesmos em uso. Um primeirom experimento consistiu em um sistema interativo composto por uma pala de ballet vestível usada pelo bailarino e conectada por sensores e fio a uma interface gráfica utilizada pelo coreógrafo em um laptop. Em depoimentos registrados após a realização de testes com uma coreógrafa e uma bailarina, foi possível identificar pontos específicos em que a introdução da tecnologia digital interativa trouxe uma contribuição positiva para a interação entre coreógrafo e bailarino. Num segundo momento de experimentação, um wearable foi desenvolvido para funcionar sem o uso do fio, sendo ativado pelo coreógrafo via Wi-Fi pelo laptop. Os experimentos realizados indicaram que, o Design e a tecnologia, no contexto da marcação de palco em ballet, além de facilitarem a execução da coreografia pela bailarina, trouxeram conforto para o coreógrafo, que ao utilizar o software para orientar os deslocamentos e localização dos bailarinos a partir de seu laptop, tem a possibilidade de se movimentar no ambiente, enriquecendo sua visão do conjunto com pontos de vista variados. A pesquisa evidenciou inúmeras possibilidades de desenvolvimento e aplicações do sistema, dentro e fora do ambiente de dança.