[pt] AS FACES DE MARIA: ECOS DE MARIA FIRMINA DOS REIS EM LÉLIA GONZALEZ, DJAMILA RIBEIRO E MARIELLE FRANCO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: RENATA CARMO ALVES
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47581&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=47581&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47581
Resumo: [pt] A dissertação focaliza o romance Úrsula (1859), da escritora Maria Firmina dos Reis, a partir de algumas intervenções de Lélia Gonzalez e de Djamila Ribeiro. A proposta é examinar diferentes ações intelectuais que, articuladas, propuseram dar centralidade à voz de mulheres pretas. Trata-se de um diálogo propositivo entre intelectuais que se comprometeram à reflexão acerca de suas próprias condições de inserção em uma sociedade fortemente marcada pela permanência constitutiva de rastros da experiência colonial no Brasil. A partir de clivagens étnicas e de gênero, a análise do romance oitocentista se articula a outras vozes femininas que, já no século XX, se notabilizaram através de gestos de resistência e de insubordinação, ecoando, simultaneamente, o projeto de Maria Firmina dos Reis.