[pt] APARELHOS IDEOLÓGICOS, NARRATIVAS DO PODER: LEITURAS DE BALADA DA PRAIA DOS CÃES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: VINICIUS JATOBA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13050&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13050&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13050
Resumo: [pt] Este trabalho tem como objetivo analisar alguns dos mecanismos do poder estatal colocados em cena no romance Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires. Partindo das teorias de Louis Althusser sobre os Aparelhos ideológicos de Estado e ensaios de Michel Foucault acerca dos efeitos positivos do poder e da utopia de uma ação omnividente do poder estatal, essa dissertação busca estabelecer alguns pressupostos para uma compreensão holística de alguns mecanismos da construção e manutenção da cultura salazarista, tanto em sua esfera mais institucional quanto na própria intimidade dos sujeitos sociais. A partir de levantamento teórico e leitura de trechos do romance, são trabalhados e analisados aspectos como a construção de ficções de Estado e de uma Economia de Verdade que fazem a gestão da circulação desses relatos, os efeitos paranóicos engendrados na sociedade e no próprio corpo de funcionários do Estado pelo esforço de alcançar a utopia de um poder omnividente e a ação estatal na trama social de relatos.