[en] CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA PUBLISHING HOUSE: THE DESIGN OF AN EDITORIAL PLAN (1959-1970)
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7705&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=7705&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7705 |
Resumo: | [pt] A editora Civilização Brasileira foi, sem dúvida, um marco na história moderna brasileira. Não apenas por ter sido um veículo de um discurso político-ideológico de vanguarda, mas também por servir de exemplo de excelência em vários aspectos da produção editorial. Nesta dissertação enfocaremos o design gráfico de seus livros publicados num período em que a editora atingiu um notório nível de qualidade gráfica e visual, destacando-se como referência no mercado editorial. No transcorrer de sua existência, a editora tem passado por várias fases, mas sob o comando de Ênio Silveira, foram três períodos distintos. O primeiro que vai de 1952 a 1959, foi a fase de estruturação do projeto editorial. O segundo, de 1959 a 1970, foco desta pesquisa, quando o projeto editorial amadurece e ocorre uma renovação visual na produção gráfica da editora. O terceiro, a partir de 1970, não é abordado nesta dissertação por ser um momento de produção de qualidade decrescente, quando as agruras financeiras impostas pela ditadura militar se fazem sentir na apresentação dos livros. A dissertação aborda primeiramente o contexto histórico da edição de livros no Brasil. Em seguida, destaca-se a trajetória e formação do editor Ênio Silveira e a construção de seu projeto editorial. Por fim, com base em fontes primárias da editora, foi feita uma reconstituição dos processos produtivos ligados ao design gráfico, detalhando os principais atores, técnicas e fazendo uma descrição e análise gráfica dos exemplares coletados entre as décadas de 1950 e 1970. |