O design de livro das editoras independentes paulistanas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Mattar, Luciana Lischewski
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-27032021-162103/
Resumo: O que é o livro? Um tratado literário? Um conjunto de páginas dobradas e encadernadas? As definições possíveis de um livro mesclam a narrativa das ideias com o manifesto da forma. Artefato complexo e manipulável, o livro impresso pode ser um recipiente linear de conteúdo bem como a expressão material de um discurso. Caberá ao designer de livros decidir a forma por meio da qual essa mensagem será transmitida. Sua criação será orientada pela obra literária em si e pela cadeia produtiva que o rodeia, do autor ao leitor, da editora à livraria. Mas e se o contexto de produção fosse uma editora independente? Na década de 2010, a cidade de São Paulo foi palco de uma aglutinação de feiras de publicações ocupadas por produtores ditos independentes. A nomenclatura é intencionalmente utilizada para qualificar seus métodos particulares de concepção do livro. O resultado são obras que renovam a experiência do livro impresso comercial. A dissertação proposta discute o design do livro sob a perspectiva das editoras independentes. Analisam-se 28 projetos gráficos de livros impressos por sete editoras paulistanas atuantes dentro de tal segmento, estabelecendo similaridades e diferenças entre os elementos que constituem seus exemplares. Revela-se uma série de livros cujo design é expressivo e que estabelecem relações sintáticas e semânticas com o conteúdo.