[pt] PICADEIRO DE PAPEL: UM CONVITE AO CIRCO NA POESIA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: CRISTINA SCHWARTZKOPFF BAND
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5602&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5602&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5602
Resumo: [pt] O circo é uma arte universal, está presente em nosso imaginário e continua sendo fonte de inspiração para artistas e poetas em todo o mundo. Nesta dissertação, traçamos o percurso da arte circense desde seus primórdios até meados do século XX, situando-a num contexto histórico que nos permita detectar a partir de que momento esse universo artístico se faz presente na vida de Carlos Drummond de Andrade e conseqüentemente em sua poesia, tornando-se objeto de reflexão. Drummond é considerado um dos poetas de maior relevo na literatura brasileira do século XX, pela sua vasta e significativa obra composta por temas diversificados. Através de um conjunto de imagens, pode-se observar como ele explora e manipula os conteúdos de uma tradição popular, dando-lhe, na maioria das vezes, um tratamento diferenciado. Um circo familiar e estranho é revivido na poesia de Drummond, poeta marcado por uma infância em que o circo exercia a função de divertir e levar cultura à população brasileira. Ao registrar suas impressões sobre o tema, desvenda parte dos segredos dessa arte misteriosa e fascinante e enriquece o acervo literário nacional. Resgatar o circo brasileiro em sua poesia demonstra um desejo do poeta em elevá-lo ao patamar dos grandes temas tratados em sua obra.