[en] A STUDY ON DYNAMIC DIFFICULTY ADAPTIVITY IN GAMES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: BRUNO BAERE PEDERASSI L DE ARAUJO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21362&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21362&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21362
Resumo: [pt] As areas de modelagem de jogador e sistemas adaptativos sao relevantes para jogos ao permitir que o jogo se adapte ao nıvel de habilidade do jogador, procurando oferecer um desafio contınuo e de acordo com sua evolucao de modo que o jogador se sinta motivado a continuar jogando pelo desafio proporcional ao seu desempenho. O presente trabalho realiza um estudo em modelagem de jogador e ajuste dinamico de dificuldade, levantando dados sobre jogos que utilizam tais conceitos. Um sistema adaptativo baseado em modelagem de jogador e implementado e testado com jogadores para analisar a efetividade e relevancia do uso de tais sistemas na manutencao do interesse do jogador, sob as oticas da teoria de fluxo (flow theory) e do modelo de elementos centrais da experiencia de jogo (CEGE).