[en] THE INVISIBLE VIEWS ESSAY: THE FICTIONALITY AND REPRESENTATION OF THE ANONY-MOUS IN THE LITERARY JOURNALISM OF ELIANA BRUM
Ano de defesa: | 2017 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30845&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30845&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30845 |
Resumo: | [pt] A dissertação Visões invisíveis: ficcionalidade e representação do anônimo no jornalismo literário de Eliane Brum aborda como a jornalista e escritora Eliane Brum utiliza, em seus textos, estratégias narrativas e ficcionais para dar visibilidade a pessoas invisíveis da cidade. Para atingir seus objetivos, este trabalho analisa, a título de corpus principal, as crônicas-reportagens reunidas no livro A vida que ninguém vê. Trata-se de uma coletânea dos melhores textos publicados na coluna homônima do jornal Zero Hora, ao longo de 1999. Nesta análise, busca-se fazer um diálogo entre as obras de Brum, de outros escritores e de teóricos tais como Jacques Rancière, Georges Perec, Maurice Blanchot, Jean-François Lyotard, entre outros. Os estudos problematizados passam por questões relacionadas ao cotidiano, à ideia de ficcionalidade e a regimes de visibilidade. Uma das conclusões desta dissertação é que Eliane Brum restitui, pela linguagem e por estratégias ficcionais, o caráter de excepcionalidade do anônimo, dando a ver, assim, a vida que ninguém vê. Para isso, é necessário que ela primeiro enxergue verdadeiramente o ordinário da vida comum. |