[pt] DIMENSÕES DE UM ROMANCE MODERNO: MECANISMOS E INSTRUMENTOS DA CONSTRUÇÃO TEXTUAL DE AUGUSTO ABELAIRA EM NEM SÓ MAS TAMBÉM
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12343&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12343&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12343 |
Resumo: | [pt] A fim de compreender o papel do romance moderno e seus atributos durante a década de 60 em Portugal, este estudo visa a analisar criticamente a função da escrita na obra de Augusto Abelaira, autor que pertencia a um grupo de romancistas que procurava desenvolver uma nova maneira de ver a arte, de pensar a Literatura e de renovar a linguagem ficcional. Estes escritores tinham por intento questionar a importância de um experimentalismo da linguagem que criasse novas formas de narrativa, deixando o romance de personagens relegado apenas ao século XIX. Para tanto, o téorico do nouveau roman francês Alain Robbe-Grillet, as teorias da representação discursiva de Mikhail Bakhtin, a genealogia da escrita segundo Jacques Derrida, a estética da criação verbal para Barthes e a teoria do efeito estético de Wolfgang Iser serão postos em diálogo com a ficção de Augusto Abelaira para que possamos formular sentidos para as dimensões do romance português contemporâneo. Sob esta perspectiva, serão também trabalhadas a função do leitor e a importância da escrita no contexto histórico-literário da década de 60 em Portugal. |