[pt] NOME DE GUERRA: O MODERNO MUNDO PORTUGUÊS DE ALMADA NEGREIROS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: MARCOS VIDAL COSTA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5981&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5981&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.5981
Resumo: [pt] Análise do romance Nome de Guerra, de Almada Negreiros, a partir da seguinte indagação: como ser moderno em Portugal?. Esta pergunta se desdobra com a leitura crítica da posição vanguardista do escritor e com a análise da recuperação da função pedagógica do romance, proposta por Almada, no início do século XX. A dissertação divide-se em três capítulos. O primeiro deles fala da trajetória do poeta desde Orpheu até Nome de Guerra, numa busca possível das particularidades do narrador almadino. O segundo capítulo trata da análise do romance de formação proposto por Almada e do questionamento sobre o que é sentir-se português no mundo moderno. O terceiro e último capítulo trata da questão do narrador almadino e do delírio poético que a linguagem vanguardista de Almada impõe. A dissertação prende-se ao tema do individualismo como meio de ratificar o lugar do homem moderno no início do século XX. Buscamos sustentar a idéia de um sujeito atual e de suas experiências no mundo, numa direção única como parece ter feito o poeta ao longo de sua obra. A pesquisa também enfoca o tópico da ingenuidade recuperada, proposta pelo poeta como forma de marcar a especificidade do sujeito moderno em sintonia com o mundo novo anunciado pela Geração de Orpheu.