[pt] DESIGN, PROMOÇÃO DA SAÚDE E ESPIRITUALIDADE: EXEMPLOS DE PROJETOS
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27812&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27812&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27812 |
Resumo: | [pt] A Organização Mundial da Saúde reconhece o estresse como o mal do século XXI, por outro lado a busca pela espiritualidade vem sendo reconhecida como uma dimensão importante da saúde e ganhando espaço em diversos campos do saber. Este trabalho explora a relação do Design com estados de relaxamento, calma e equilíbrio e o potencial da atividade em promover a saúde e o bem-estar do indivíduo. Para tanto, identifica exemplos de produtos e ambientes projetados com esse fim, priorizando os que buscam despertar sentimentos como tranquilidade e serenidade. O levantamento e organização desses exemplos tomou como base o referencial teórico da medicina integrativa, assim como terapias e técnicas envolvidas em sua prática, e considerou o papel da tecnologia — mais precisamente a da área chamada Calm Technology (tecnologia calma). Este trabalho resultou na formação de um acervo de produtos e ambientes que utilizam abordagens terapêuticas, exercícios respiratórios, técnicas de biofeedback e meditação. Resultou, também, no planejamento e desenvolvimento das atividades Rezando com os Sentidos: técnicas de meditação e Horta Orgânica para o projeto de educação continuada PUC-Rio mais de 50, destinado ao público maior de 50 anos. Essas atividades deram origem ao domínio Bem-Estar, Espiritualidade e Promoção da Saúde e foram projetadas com base em técnicas de co-design, incluindo a participação do público-alvo no processo projetual. |