[pt] A REPÚBLICA NARRADA E TEATRALIZADA: ANÁLISE DOS TEXTOS LITERÁRIOS DE JUAN BAUTISTA ALBERDI (1839-1841)
Ano de defesa: | 2012 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20291&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=20291&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20291 |
Resumo: | [pt] O objetivo desta dissertação é analisar de que maneira Juan Bautista Alberdi (1810 – 1884) opera os conceitos de República e Pueblo através de seus textos literários, as peças de teatro La Revolución de Mayo: cronica dramática e El Gigante Amapolas y sus formidables enemigos, escritas entre 1839 e 1841. Como é perceptível em outros membros da Geração de 1837, Alberdi trabalhava com uma fronteira bastante tênue entre literatura e política, fazendo de suas peças verdadeiros combates ao governo de Juan Manuel de Rosas. São tratadas as especificidade do gênero teatral, através da análise de sua relevância para a sociedade bonaerense da primeira metade do oitocentos, levando em conta a o controle que o governo tinha em relação ao contudo das apresentações, utilizado como propaganda pro rosista pelo aparato institucional dos periódicos. Nesse sentido, Alberdi representava a parcela de opositores ao regime que conseguia fazer do teatro um instrumento de crítica ao sistema. Além disso, os textos citados apresentam os ideais republicanos do jovem escritor e de que maneira categorias como povo, cidadão e pátria eram manipuladas de acordo com os diferentes grupos aos quais Alberdi se dirigia ao longo das falas. |