[pt] (AS)PIRAÇÕES FEMININAS: SOBRE A LITERATURA DE STEFAN ZWEIG E AS INCIDÊNCIAS DO GOZO NO AMOR

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: MARIANA SALLES KEHL
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34250&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=34250&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34250
Resumo: [pt] A partir das possibilidades de diálogo franqueadas pela relação entre psicanálise e literatura, visa-se, tomando como recurso o texto literário encerrado em duas novelas de Stefan Zweig, a investigar, desenvolver e ilustrar os conceitos de amor, feminino e gozo, aludidos no título desta dissertação. Tomando a sexualidade feminina como referencial, pretende-se examinar o gozo feminino e sua articulação com o amor, restringindo-o a um construto teórico próprio do campo psicanalítico. Para tanto, considera-se as parcerias amorosas como via privilegiada de demonstração e incidência do fenômeno da devastação para uma elucidação mais apurada acerca das ideias propostas como dirigentes deste trabalho. Apresenta-se, então, como proposta, o desenvolvimento do tema alicerçado em dois eixos: a partir da reassunção do questionamento de Freud o que quer uma mulher?, e a trajetória de Lacan no que diz respeito a lógica da sexuação do sujeito nas conormidades do feminino e, também, a depuração da concessão da loucura, ou em linguagem popular pirações, como iminente insígnia da mulher relacionada ao gozo e, logicamente, ao amor e à devastação, aspectos encontrados e evidenciados na produção de Zweig.