[en] BREAKING IN FAITH: EVANGELICAL REPRESENTATIONS IN THE NARRATIVES OF CONTEMPORARY BRAZILIAN ARTIST

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53210&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=53210&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53210
Resumo: [pt] Desde a década de 1970, o Brasil testemunha o crescimento exponencial das igrejas denominadas neopentecostais, resultando em um consistente e acelerado aumento da sua população evangélica. Estima-se que em aproximadamente uma década os evangélicos serão o maior grupo religioso do país, desbancando a hegemonia católica que vinha sendo mantida por mais de cinco séculos. Esse fenômeno de transição religiosa no Brasil tem tido cada vez mais visibilidade na agenda pública nacional, influência na política e impacto em aspectos socioeconômicos e culturais do país. Contudo, mesmo com todo esse destaque, ainda são raras as elaborações sobre o crescimento pentecostal brasileiro que proponham leituras fora dos âmbitos da sociologia ou da antropologia. Esta pesquisa busca investigar como narrativas emergentes associadas aos códigos pentecostais aparecem em trabalhos de artistas contemporâneos brasileiros, abordando os diferentes contextos sócio-culturais em que são produzidas - e por onde circulam - as representações artísticas sobre o tema, traçando pontos de contato entre a história do evangelicalismo no Brasil e suas escassas (embora crescentes) inserções no contexto das artes visuais. Para isso, será destacadaa obra performática de Ventura Profana, em interlocução com outros artistas contemporâneos, como Bárbara Wagner, Benjamin de Burca, Coletivo A Noiva, Guerreiro do Divino Amor, Leandro Vieira, Maxwell Alexandre e Virgínia de Medeiros, se atentando especialmente para os contextos curatoriais e institucionais nos quais os trabalhos são apresentados. Ao abordar os contatos entre símbolos evangélicos e a arte contemporânea brasileira, elabora-se também possíveis relações - de aproximação ou contraste - entre a fé e os projetos de modernidade brasileira propostos por esses grupos e movimentos, abarcando discussões sobre o conceito moderno de secularização e o suposto reencantamento do mundo na pós-modernidade. Sendo a arte contemporânea esse segmento irrestrito e permeável, esta dissertação propõediálogos com produções artísticas que extrapolam os limites das artes visuais, trazendo para o campo de discussão referências de diversas áreas do conhecimento e linhas de pensamento. Busco, assim, conduzir um pensamento crítico sobre os tópicos referentes a essa pesquisa que evite uma leitura reducionista do candente e complexo tema da presença evangélica no Brasil.