[pt] ISTO É... FANTÁSTICO: TELEVISÃO, REVISTA ELETRÔNICA E CONSUMO NO BRASIL
Ano de defesa: | 2013 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21174&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21174&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21174 |
Resumo: | [pt] O objetivo deste trabalho é analisar o programa Fantástico, da TV Globo, e sua relação com o atual movimento de convergência de mídia por que passam os meios massivos e digitais. Para tanto, vamos contextualizar a criação do programa, seus quase quarenta anos de existência e a espécie de vocação para a convergência que se inscreve em sua história. Parte-se da hipótese de que os processos de convergência de mídia seriam propulsores de uma mudança cultural que traz impactos para as identidades e hábitos de consumo em um universo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais. O movimento tem desencadeado adaptações na produção de conteúdo para a televisão aberta. O Fantástico foi um dos pioneiros no cenário midiático brasileiro a oferecer um ambiente de interatividade e promoção de novos canais de comunicação com o telespectador. As recentes narrativas do programa dialogam com o universo online e com múltiplas plataformas que ampliam as possibilidades de incentivo ao consumo. Tais formatos indicam transformações – tanto materiais, quanto subjetivas – na relação dos sujeitos com os meios de comunicação e nos estilos de vida contemporâneos, oferecendo pistas para compreendermos os códigos de nossa própria cultura. |