[pt] A NORMALIZAÇÃO DO CORPO HOMOSSEXUAL E SUAS POSSÍVEIS SUBVERSÕES

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: ADRIANA PINTO FERNANDES DE AZEVEDO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30161&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=30161&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30161
Resumo: [pt] Esta dissertação tem por objetivo analisar o caminho percorrido pelo corpo homossexual na modernidade até as últimas décadas, quando passou a ser representado de forma normalizada. Propõe-se, primeiramente, uma breve historiografia da homossexualidade: desde sua criação e naturalização por instituições médico-jurídicas em 1869, nas sociedades disciplinares, até o monopólio imagético heteronormativo de Hollywood nas sociedades de controle, e pela apropriação do termo pelas lutas identitárias homossexuais norte-americanas na década de 1970. Em seguida se estabelece uma analise crítica do termo coming-out of the closet (o sair do armário). A análise chega a seu objetivo principal: as supostas motivações da rejeição das representações do gay efeminado, da lésbica masculinizada e dos demais sujeitos não-heteronormativos pela cultura homossexual. Por fim, a reflexão se atém aos filmes Elvis & Madona (2011) e ao documentário Dzi Croquettes, com o intuito de flagrar a presença de personagens representados fora da diferença sexual no cinema brasileiro contemporâneo, o que subverteria uma possível normalização dos corpos em questão.