[pt] A POTÊNCIA DA IMAGEM-RUÍNA NA POÉTICA DO CINEMA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: ANNA MARIA DE AZEVEDO
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=27345&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.27345
Resumo: [pt] Com base na experiência do autor como realizador de filmes feitos com imagens encontradas -found footage-, a dissertação procura identificar as razões que levam cineastas inseridos em um contexto social contemporâneo a dispensarem registros cinematográficos autorais e optarem por fragmentos de formatos e origens diversos. Parte-se do pressuposto de que a escolha da imagem do outro potencializa liberdade poética e conceitual ao artista em seu discurso sobre os tempos atuais e expressos nos filmes montados a partir da apropriação de imagens-ruína. Nesse movimento, busca-se a identidade fraturada, característica que se acentua na produção cinematográfica a partir dos anos 90, concomitante ao processo de revisão histórica pela qual o mundo passa. Nesse âmbito, as noções de apropriação, ressignificação, modernidade, ruína, memória e arquivo serão vistas sob a perspectiva histórica e da prática cinematográfica.