[pt] ONTO-TEO-LOGIA, MÍSTICA E REVELAÇÃO: A HERMENÊUTICA MÍSTICA À LUZ DE JEAN-LUC MARION E SUA CONFIRMAÇÃO A PARTIR DA CONFRONTAÇÃO COM AS OBRAS DE MESTRE ECKHART E MARTINHO LUTERO
Ano de defesa: | 2016 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28462&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=28462&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.28462 |
Resumo: | [pt] O objetivo central da presente investigação é o de ressignificar o lógos cristão de modo não metafísico. Para dar conta dessa proposta, assumimos a crise das metanarrativas metafísicas caracterizadas por Heidegger como narrativas onto-teo-lógicas. Com a morte de Deus tal qual anunciada por Nietzsche, os supostos ontológicos da ontoteo-logia se deterioraram. Porquanto historicamente a teologia cristã serviu-se das narrativas metafísicas para legitimar seus discursos, torna-se necessário um outro regime de verdade não onto-teo-lógico para estruturar, no tempo da morte de Deus, as narrativas cristãs. Vislumbramos na obra de Jean-Luc Marion uma possibilidade de reestruturação do lógos cristão, uma vez que ele se abre para a possibilidade de inscrever na filosofia a revelação divina para além da onto-teo-logia. Consequentemente, por meio dele, é possível não somente ressignificar de modo não metafísico o lógos cristão, como também relacionar-se criativamente com a tradição teológica cristã. Por um lado, tal possibilidade é garantida por meio do que entendemos por hermenêutica mística, a saber, a interpretação fundada na mística entendida como experiência fruitiva do mistério divino, experiência essa que desvela um novo horizonte (não metafísico) de inteligibilidade dos discursos teológicos da tradição cristã. A partir da caracterização da hermenêutica mística, ensaiamos um confronto interpretativo com as obras de Mestre Eckhart e Martinho Lutero, com o intuito de assinalar o poder interpretativo mística como hermenêutica. Desse modo, tanto Eckhart quanto Lutero desvelam-se à hermenêutica mística de modo não metafísico, o que exemplifica a possibilidade de ressignificação da tradição cristã no tempo da morte de Deus. |