[pt] A INVENÇÃO DO SAMBAJAZZ: DISCURSOS SOBRE A CENA MUSICAL DE COPACABANA NO FINAL DOS ANOS DE 1950 E INÍCIO DOS ANOS 1960
Ano de defesa: | 2008 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11513&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=11513&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.11513 |
Resumo: | [pt] Este trabalho visa discutir a invenção do sambajazz a partir da definição deste estilo como o som de copacabana. Através de pesquisa realizada em acervos radiofônicos e fonográficos e em periódicos da época, contextualizo a produção musical bem como as disputas discursivas em torno do seu significado na cena carioca do final dos anos 50. Apresento o debate em torno da descaracterização ou modernização do samba a partir da influência do jazz, polarizado entre saudosistas e modernos. Em seguida, a partir dos discursos acima apresentados, identifico e problematizo alguns dos hábitos recorrentes e estruturantes na maneira de se escutar e pensar a música popular brasileira. |