[pt] FABRICANDO VERDADES (IN)CONVENIENTES: JEAN MANZON E SEUS MODELOS DE CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: JULIANA VICTORIA MILARE CORREA DE ANDRADE
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: MAXWELL
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40099&idi=1
https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=40099&idi=2
http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.40099
Resumo: [pt] Essa dissertação tem o objetivo de analisar a trajetória profissional de Jean Manzon, de modo a tentar compreender as particularidades de seu discurso e de sua estética produtiva. Considerado um dos maiores cineastas em atividade no Brasil, nos anos de 1950 e 1960, o francês Manzon possuía um acervo estimável de curtas-metragens; muitos deles produzidos sob encomenda. Devido ao prestígio alcançado junto a políticos, empresários e figuras públicas, seu material audiovisual era visto como instrumento de divulgação de promessas, realizações e premissas ideológicas. Além de problematizar a respeito do estilo narrativo e imagético de seu trabalho, esta pesquisa também abarca questões relacionadas à conduta de Manzon enquanto publicitário das ideias defendidas em seus filmes. Sua suposta militância em relação ao IPÊS e suas preferências pessoais, manifestadas a partir dos acordos firmados com seus parceiros, norteiam um dos debates centrais deste estudo.