[en] CHICO BUARQUE: BETWEEN POPULAR AND ERUDITE
Ano de defesa: | 2006 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
MAXWELL
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001&idi=1 https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9001&idi=2 http://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.9001 |
Resumo: | [pt] O objetivo desta dissertação é analisar a legitimidade da declaração de Chico Buarque que, em 1994, se autodenominou um sambista que escreve livros em uma entrevista de divulgação de seu primeiro romance, Estorvo. Levantaremos algumas das problematizações que essa declaração evoca acerca de sambas e sambistas no cenário cultural brasileiro. Perseguimos com este texto investigar brevemente a mudança de lugar do samba no imaginário nacional, passando da repressão à louvação social e oficial, inclusive, servindo de exemplo máximo da brasilidade e a aceitação dos sambistas, em diferentes momentos históricos. Analisaremos, ainda, a especificidade brasileira na compreensão de música popular, e consequentemente, artista popular. |