Do cotidiano urbano à cultura: as canções de Caetano Veloso e de Chico Buarque

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Correa, Priscila Gomes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24102011-134838/
Resumo: Ao constatar a persistência do paralelo entre Caetano Veloso e Chico Buarque, realizado por público, crítica e historiografia da música popular, este estudo parte da identificação e compreensão do processo de elaboração de suas representações artísticas, assim ultrapassando a noção de simples conflito ao apontar também para perspectivas complementares ou convergentes. Uma dinâmica muito mais rica que se revela a partir do confronto e análise sistemática das obras desses dois artistas, que desde o despontar de suas carreiras, em meados da década de 1960, apresentam a característica similar de abordarem temas relativos à vida cotidiana, às relações entre cotidiano/cultura e cidade/subúrbio. Com intensa atividade artística voltada para a reflexão sobre o impacto da industrialização, do desenvolvimento do mercado e das transformações culturais, suas canções versaram paralelamente sobre temas mais amplos da cultura e sociedade brasileiras, assim constituindo trajetórias artísticas ao mesmo tempo representativas e peculiares, cujas diversas correlações expressaram percepções e ações com determinados embasamentos sociais, capazes de revelar permanências e transformações no tecido da história.